domingo, 27 de junho de 2010

Você se importaria?!


Esses dias em busca por alimento musical na internet baixei vários arquivos de mp3, apressada para sair passei tudo que havia baixado para o meu celular, sem olhar se os nomes que estavam nos arquivos eram de fato as músicas que eles diziam ter. Apressadamente fui embora. No percurso até o meu destino decidi alimentar-me das novas canções baixadas. Para minha surpresa um dos arquivos não tinha nome de autor, de cantor, de música de nada, e isso foi que me fez abrir primeiro ele. A curiosidade me levou a uma grande, difícil e linda descoberta. Fui tomada por um misto de sentimentos, lembranças, pensamentos e emoções. Meu Deus! Pra cada lágrima derramada uma benção! Imediatamente as palavras fizeram sentido em minha mente, fatos vieram a minha memória como filmes, as palavras queriam sair junto com cada lágrima e com cada benção revelada na melodia da canção. Venho mais uma vez compartilhar mais esse maravilhoso aprendizado da escola Do Senhor.

Será um texto longo, mas vamos com calma, sem pressa, vamos como o tempo... Nos segundos. E como não poderia deixar de ser eis a canção que soou aos meus ouvidos, tocou meu coração, atravessou minha mente e rasgou minha alma.

A ESPERA DE UM MILAGRE
(Emerson Pinheiro)

"Quem é que vai Se importar com aquele que está esquecido na estrada?
Onde haverá um lugar onde eu possa amar, ser feliz e mais nada?
Onde estão os que andavam comigo quando tudo era bem melhor?
Onde estão os meus melhores amigos
Que oravam por mim, choravam por mim, onde estão?
À espera de um milagre eu ainda estou, insisto, disso eu não abro mão.
Eu não vou morrer aqui nessa solidão. Amigos: Deus sabe Onde estão!
Amigos crianças, idosos Deus tenha compaixão.
Amigos, sinceros que oram Deus sabe onde estão!"

São diversas formas de receber e entender o sentimento expresso nessa canção. É claro que isso será totalmente influenciado pelo momento, experiências, sentimentos e valores de quem a ouvir. É evidente que o primeiro sentimento perceptível na canção é o de alguém que está se sentindo sozinho, abandonado, esquecido e rejeitado. E busca ainda a recuperação para seu coração ferido e abandonado. Durante o percorrer da melodia, a passagem das palavras, e claro as diversas repetições dela aos meus ouvidos, pude fazer uma viagem pelas várias dimensões dos sentimentos expressos na canção.
Não imagino qual foi seu primeiro pensamento ao ler a letra da canção, mas a primeira coisa que veio a minha mente foi à história daquele homem abandonado a beira da estrada (Lucas 10: 25-37). Sozinho, agredido, ferido, machucado via passar ele muitas pessoas. Sentia sobre si os olhares de cada um que ali passava. Quem sabe ele até podia perceber os julgamentos que eram feitos sobre ele e sua condição. Talvez ele até tivesse vergonha por estar naquele estado apesar de ser uma vítima. Fiquei imaginando os pensamentos daquele homem. E viajei nas diversas possibilidades de sentimentos e desejos que poderiam ter passado pela mente dele.

É comum que em situações como essa que nós tenhamos sentimentos de revolta, desalento e até desespero. Eu realmente não sei qual foi o dele, mas penso que um desejo com certeza ele deveria ter, o desejo de que alguém se aproximasse dele e o tirasse daquele lugar. Tenho hoje em meu coração uma reflexão e é ela que venho dividir com você.

A música começa perguntando quem vai se importar com aquele que está esquecido na estrada? Eu imediatamente pensei: Meu Deus quantos eu na correria da minha vida, na ansiedade de resolver problemas tão meus, ou apenas sem paciência para me dedicar a alguém, eu já esqueci a beira da estrada? Por esses dias eu ouvi um sermão que falava sobre a importância do crescimento do povo de Deus e como ele se dá. No sermão inspiradamente o servo de Deus escolhido para ministrar a palavra, falou que o povo de Deus precisa crescer de dentro para fora. Nossa que palavra maravilhosa! Ela juntou-se a mensagem enviada do Senhor para mim através da canção. Elas se encaixavam, e me revelavam que era desejo de Deus naquele momento que eu refletisse sobre quantos sorrisos eu deixei de dar aos irmãos que estavam ao meu lado, quantas pessoas eu deixei largadas a beira da estrada porque simplesmente pensava não ser problema meu o estado delas. E ainda vi algo mais e lembrei-me de quantos abandonei por pensar ele está passando pelas conseqüências das próprias atitudes. Deus, quanta indiferença! Meu pai, quantos irmãos meus hoje ainda são vítimas de pessoas que pensam como eu já pensei? Pessoas que vivem um cristianismo limitado, cheio de individualidades e rivalidades.

Querido creia essa não é a obra do Espírito em nós, é obra da carne!(Gálatas 5:19-26) Meu amigo compartilhe da certeza de que Deus deseja por você agir na vida de muitos. E pense um pouco em quem você tem visto como seu próximo, e também na forma como você age com ele. Precisamos urgentemente quebrar essa história de que igreja não é instituição de caridade, pois o que caridade senão amor? Se não houver caridade ou amor na igreja ela perde seu sentido de congregação. Pois Deus quando nos orientou sobre a importância de congregar (Hebreus10: 23-25), Ele desejava que fossemos multiplicadores, agregadores, apoiadores. E a caridade, o amor é o dom que permeia todo o sentido de congregar, de compartilhar. Vamos acabar com aquela tão simples e comum situação: o irmão procura o outro e diz: meu irmão eu estou tão triste cheio problemas. O outro responde: ô meu irmão lamento muito, mas agora estou atrasado pro ensaio do coral, pode deixar vou orar por você. Aí essa situação é tão comum e triste no meio do povo de Deus. Na grande parte das vezes nosso próximo precisa apenas de alguém que o escute, que junto com ele pense em uma possível solução para seu problema, ou quem sabe alguém que vá com ele diante de Deus apresentar a situação. Muitas pessoas correm de ouvir o outro porque não querem nem saber para não se comprometerem em ajudar de alguma forma aquele próximo. E assim passam ao largo, de longe, e ainda olham friamente para quem vai ficando ferido a beira da estrada. Essa não é definitivamente obra do espírito em nós! Reflita!

Quantas vezes eu confundi o que a palavra diz sobre o meu próximo, restringindo esse título aos meus amigos íntimos e familiares. Nossa quanta imaturidade espiritual! Meu próximo é todo aquele que Deus coloca em minha vida, de forma direta ou indireta. É a pessoa do ônibus, do ponto de ônibus, da loja, da padaria, da escola, da faculdade, do meio da rua, da minha casa, do meu trabalho... Todos os que estão comigo independente de conhecer e conviver, ou até de quanto tempo dure minha permanência ao lado dele, se está ao meu lado ou ao alcance dos meus olhos, dos meus ouvidos, das minhas mãos e das minhas orações este é o meu próximo. Vamos pensar nisto e seguir o chamado de Deus: "Vai, e faze da mesma maneira" (Lucas 10:37)

Nenhum comentário:

Postar um comentário